A IMORTALIDADE DA OBRA DE SARAMAGO !
"Nós não somos aquilo que pensamos ser, mas sim aquilo que efectivamente pensamos..." - Willian James (o filosofo/psicólogo)
As letras e a cultura ficaram mais pobres...A morte levou o Homem (Saramago) e o muito que ainda nos podia deixar através da escrita. Fica a obra e o pensamento que são eternos. Quem não honra o Nobel e quem não respeita a sua obra reconhecida mundialmente demonstra mesquinhez medíocre e inaceitável sedimentada com fortes doses de ignorância e preconceito.
Há comportamentos que valem, negativamente, mais do que as palavras. Quem é incapaz de marcar presença na morte do único Nobel da Literatura em Língua Portuguesa não merece o voto dos homens cultos deste País. Felizmente que haverá alternativas - independentemente do posicionamento ideológico - que tem pela Cultura atitudes de nobreza e agradecimento. Há, também, Homens e Mulheres que olham para Saramago como um dos maiores escritores nacionais e mundiais e o reconhecem como o maior embaixador da Língua Portuguesa no Mundo, como Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco José Viegas, Vasco Graça Moura, Eduardo Lourenço, Clara Ferreira Alves, Inês Pedrosa e tantos outros. Sou um amante da leitura de Saramago e foi com emoção não contida que recebi a sua morte e assisti ás cerimónias de homenagem. Saramago foi de viagem e a sua obra continuará a navegar as palavras, a reflexão e o pensamento livre, pelo Mundo. Até breve José Saramago.
Comentários