...O MEU PENSAMENTO DO DIA! A LIBERDADE TAMBÉM PASSA POR AQUI!

Depois de muitos anos de vida política (desde da minha adolescência), sem nunca ter renegado os valores da esquerda, não posso deixar de relevar que há factos que suscitam sérias reflexões em face de um comportamento humano controverso e complexo que é transversal à esquerda e à direita! Sempre pautei a minha vida pela lealdade, pela sinceridade, pela verdade e pelos valores da fraternidade, solidariedade e respeito pelos outros mesmos com os que pensam de modo diferente.

A vida dá-nos muitas lições! Quem julga que há verdades absolutas, que tudo é preto e branco, tem o dom de adivinhar o pensamento dos outros, normalmente contribui para comportamentos e procedimentos intolerantes e para que as organizações politicas onde milita e ou intervêm se fechem sobre si por próprias e não reflictam sobre as constantes mudanças no Mundo e no País! Tornam a sua verdade e a sua percepção da realidade, como axiomas, não sustentados na analise concreta da situação social e politica e naquilo que são os anseios, aspirações e objectivos das pessoas.
Sei que estou ser enigmático, mas escorro, neste momento, o que percorre o meu pensamento! Não tenho certezas absolutas e a minha experiência pessoal e politica de anos apenas reforça a ideia que estamos sempre aprender e a corrigir analises, rotas e percursos sem que isso implique romper com os valores que sempre perfilhamos.

Nos cargos e funções que desempenhei, aos vários níveis, sempre os cumpri até ao fim com certeza de que honrei os compromissos assumidos e procurei desempenhá-los com lealdade, rigor e nunca frustrando a confiança depositada. Fui autarca durante anos e sempre cumpri os mandatos até final com orgulho de ter representado uma força política que pauta a sua intervenção pelos valores da honestidade, do trabalho e da confiança, Divergir não foi negar estes factos e toda aprendizagem que adquiri nos vários órgãos políticos e sociais que participei. Havia uma intensa discussão colectiva e uma inegável, forte e essencial ligação às populações e seus problemas.

Há algum tempo disse, raramente faço reflexões pessoais neste espaço, mas por vezes é preciso abrir o livro e escrever o que nos preenche o pensamento! Muitas vezes erramos, até neste espaço, em que tudo se partilha, mas quem nem tudo é devidamente fundamentado,sustentado e, por vezes, verdadeiro. E, eu não fujo a essa própria consequência da partilha, sem que isso condicione a minha liberdade e a dos outros e o respeito que nos devem merecer as pessoas que salutar e até frontalmente expressam a sua opinião. As pontes da amizade constroem-se na diversidade e na pluralidade de opiniões mesmo que acaloradas, em alguns momentos, desde que isso não represente focos de intolerância ou de menor respeito pelos outros e suas posições.

Aqui chegado, nesta divagação pouco perceptível para muitos, para referir que estou num processo sério de reflexão sobre a decisão que tomarei em breve sobre a minha intervenção em alguns órgãos locais! Seja qualquer a decisão será sempre tomada sem oportunismo, com lealdade, mas de modo a não violentar a minha consciência, e, o que eu entendo ser a melhor atitude a tomar em defesa dos valores que sempre perfilhei e os interesses das populações.















Comentários