Pensamento do dia I

Sobre o Patrão do Grupo Jerónimo Martins escrevi alguns anos um texto com o título “Há Famílias…E famílias”. A propósito das declarações de Soares dos Santos de ataque ao Serviço Nacional de Saúde fui ao meu baú e retirei fragmentos desse meu escrito…cada um interprete como entender…Será que no essencial não se mantêm actual?
Há aquelas que promovem a imagem mas esquecem a substancia.
Há aquelas que dizem praticar determinados actos e no seu quotidiano comportam-se de forma diversa.
Há aquelas que "vendem" um produto aparentemente bom mas podre e oco por dentro.
Há aquelas que a vida sorri mas se esquecem dos outros que os rodeiam e que lhes dão a força para sorrir.
Há aquelas que são donas de empresas e que alimentam o património e enriquecem à custa da prática de baixos salários, do aumento e desregulação de horários de trabalho, incumprimento das normas de protecção na parentalidade e redução e violação de direitos.
Há famílias...e famílias.
Tudo isto a propósito da opinião do Director da Visão Pedro Camacho sobre Alexandre Soares dos Santos, o patrão da Jerónimo Martins e a criação de uma Fundação que apenas será pretexto para esconder uma dura e cruel realidade nos locais de trabalho das empresas do Grupo.
O patrão dos baixos salários, dos horários desregulados e do incumprimento de normas legais e contratuais não pode apagar esta factual realidade com a propaganda e os milhões que gasta em publicidade.
(….)
Não se podem silenciar as dezenas de processos movidos ao Grupo Jerónimo Martins por violação de direitos sobre as matérias desde salários, categorias profissionais, acidentes de trabalho, horários de trabalho, enfim, um interminável rol de graves e incontestáveis atentados aos direitos individuais e colectivos dos trabalhadores.
(….)
O patrão da Jerónimo Martin não cumpre sequer aquilo que assina!
Sem dúvida há famílias...e famílias!.
A propaganda não cala os factos mesmo que eles não sejam públicos dados os milhões que o Grupo Jerónimo Martins paga às empresas de Comunicação e Informação.
Há famílias, "lá isso há" que apenas se preocupam com o seu Império e de tudo que lhes sirva de instrumento para o domínio do poder económico e politico…



Pensamento do dia II

“O país dos filhinhos do papá existe mesmo – e é feio”…se já nem isto causa sobressalto cívico, então o país está mais sonâmbulo do que eu pensava”_ João Miguel Tavares_ Público
JML ao seu habitual nível de argumentação (banalidades) ….
O que imporá são as políticas, a competência, o rigor, a seriedade e não afinidade. O País sabe bem o que quer o JML e fica sem sonâmbulo para o mandar dar uma curva…

Maia,26.02.2019
António Neto

Comentários