NOTA DO DIA

Neste fim de tarde e noite fria mais um livro, lido, de Annie Ernaux “O Acontecimento”

Uma leitura que se lê num sopro. Livro que é narrativa arrebatadora à IVG  escrito com sentimento e clareza.

Preparo para ler outro. Depois dou notícias.

Muito difícil escolher anotações do livro. Optei por estas três

“E, como sempre, seria impossível determinar se o aborto era proibido porque estava errado, ou se estava errado porque era proibido. Julgava-se em conformidade com a lei, não se julgava a lei”

“…a dor que eu iria infligir a mim própria não era nada comparada com as dores sofridas nos campos de extermínio. Fui aí buscar a coragem e determinação”

“Numa outra tarde, entrei numa igreja, a Saint Patrice, perto do boulevard de La Marne, para contar a um padre que tinha abortado. Depressa me dei conta do erro. Sentia-me inundada de luz e para ele estava inundada de crime. Ao sair, percebi que, para mim, o tempo da religião tinha chegado ao fim”
Maia,26.01.2023
António Neto

Comentários