O Jornalismo ao serviço do Poder...
Há jornalistas e jornalistas...Há jornalismo e jornalismo...Nesta perspectiva não considero que a falta de isenção, rigor e até ética jornalistica seja extendível a todos. Mas não posso deixar de verberar a minha indignação pela falta de rigor e isenção que é praticada por alguns jornalistas que acompanham determinados acontecimentos ou iniciativas. O acompanhamento por parte de um jornalista do "JN" (jornal prestigiado e com excelentes jornalistas) da ultima Assembleia Municipal do Porto foi pautado pela narração parcial e nada objectiva do que nela se passou.
No caso dos despejos foram transmitidos factos novos, foram referidas situações dramáticas e apenas nesta sessão da Assembleia Municipal foi divulgada toda a dimensão da problematica dos despejos no Concelho e suas consequencias.
Mas a visão "laranja" leva a que esse jornalista procure inferir a ideia que foi matéria sem significado e que tudo não passou de um mero cumprimento dos procedimentos formais que decorrem da divulgação do relatório da Comissão Eventual dos Despejos.
A falta de sensibilidade para a situação de dezena de famílias e o sentido de servir bem as forças do poder não dignifica quem pratica tal tipo de jornalismo. O que aconteceu não foi virtual,
mas um debate vivo e significativo sobre uma das matérias mais sensíveis da actuação do Pelouro da Habitação da CMPorto que esqueceu o seu papel social na cidade.
Quem participou e assistiu à referida sessão da Assembleia Municipal e lê o que dito jornalista escreve, hoje, no "JN", fica com a sensação que esteve ausente do debate ou então é uma forma intencional de silenciar as posições das forças da oposição à maioria absoluta do PSD/PP na CMPorto.
Onde anda o tão apregoado pluralismo e isenção daqueles que passam o tempo a criticar outros (Países) sem olhar para o seu espelho.
A Informação esta cada vez mais controlada, afunilada e servil dos grandes grupos económicos e dos Partidos do arco central de interesses.
Nada que me surpreenda...mas fica o registo.
Comentários