A PERESTROIKA 1990 !

Ponderei, mas decidi transcrever partes de um artigo de opinião que escrevi em 12.03.1990 no histórico, inesquecível e já desaparecido "Diário de Lisboa". Com as devidas dimensões históricas o artigo reflecte a minha opinião sobre o totalitarismo e suas consequências. Apenas transporto para o blog pequenas partes do texto.
"...Considero que a "Perestroika" é um processo de reestruturação da sociedade em que se relevam potencialidades do Socialismo e se afirma a vertente humanista.
A "Perestroika" e a "Glasnot" demonstram que um sistema que cometeu graves erros, deformações e desvios teve forças suficientes para reconhecer as suas culpas e encontrar forças para as corrigir.
É evidente que o "poder corrompe" e se as regras da democracia socialista não funcionarem o sistema poderá transformar-se num Estado totalitário.
Eu sou dos que acreditam na "perestroika" como um percurso contra os crimes cometidos em nome do socialismo, mas também como um processo de afirmação humanista da sociedade, a qual o sistema capitalista e a economia de mercado desregulada e liberal já demonstraram serem incapazes de desempenhar..."
É um registo datado para memória futura que terá ser lido à luz dos acontecimentos da época. O Mundo, entretanto, mudou e muitas certezas pretensamente incontestáveis foram abaladas e postas em causa. Nem tudo é preto e branco e a história deixa-nos muitos factos e pormenores para reflexão...

Comentários