NOTA DO DIA

1. 25 ABRIL DE 1974 É O DIA DA REVOLUÇÃO, LIBERDADE E DEMOCRACIA/FIM DO REGIME FASCISTA E NÃO O 25 DE NOVEMBRO DE 1975

- Vale a pena lembrar para além do fim da ditadura fascista, o fim da tenebrosa policia politica PIDE/DGS, a libertação dos presos políticos e a independência das colonias conquistada pelos seus povos e movimentos de libertação.

- Algumas das medidas após o 25 de Abril, umas antes e outras apesar do novembrismo (só alguns breves e incompletos exemplos):

·         26.05.1974 - É fixado o primeiro salário mínimo nacional de 3.300,00 (16.5€);

·         27.08.1974 - Lei da Greve (DL 392/74);

·         29.08.1974 - Direito de Reunião;

·         31.08.1974 - Criado o SAAL vocacionado para habitação social;

·         Acesso de todos aos vários níveis graus de ensino e democratização da Educação. Na ditadura o analfabetismo era elevado e poucas mulheres tinham acesso ao secundário e ao superior;

·     Foi criado o subsídio de desemprego, generalizou-se ao acesso às pensões, Foi aumentado e alargado e na maioria dos casos pela primeira vez, o regime de férias, subsídios de férias e natal a todos os trabalhadores;

·         Foram reconhecidos os primeiros direitos da maternidade

·      Foram alterados os Códigos Civil e Penal de modo a eliminar normas que menorizavam, reprimiam e limitavam direitos das mulheres (alguns cruéis) em relação aos homens.

- O 1º Maio d e 1974convocado pela Intersindical foi a maior manifestação de massas realizada até ao presente;

- Porque será que a intenção de Carlos Moedas em comemorar o 25 de Novembro mereceu logo o aplauso do CDS, dos ultraliberais e dos fascistas e saudosistas acolitados no partido fascista com assento parlamentar? A direita dita democrática tenta reescrever mentirosamente a história e escaqueira as portas aos fascistas.

25 de Abril Sempre! Fascismo nunca mais!

- Os fascistas e alguns monárquicos tentam negar a história e impor o seu pensamento. A comunicação social ao serviço do capitalismo mais perigoso e selvagem dá-lhes todo o tempo de propaganda desviando o povo do essencial que é a luta em defesa das funções sociais do estado, Serviço Nacional de Saúde, Escola Pública, pelo direito à habitação, por aumento de salários e pensões e por uma justa distribuição da riqueza.

-Amanhã será melhor passear no jardim e na praia, ler um livro, ir ao teatro, cinema, visitar uma biblioteca, ouvir um concerto, conversar e conviver com os amigos ou vejam canais não informativos com qualidade como é o caso da RTP2. Amanhã toxicidade elevada, a pretexto de um casamento familiar de uns monárquicos, transformado em programa rasca de entretenimento.

Citação:

“ Esta exploração interessada das necessidades humanas de entretenimento, de descanso, de distensão cumpre uma outra função importante: abstrair da sua realidade as grandes massas da população, algo  que se deve entender-se no âmbito da manipulação ideológica e da formação da mentalidade submissa_A Formação da Mentalidade Submissa_Vicente Romano.

Maia,06.10.2023

Comentários