Pensamento do dia!
A comunicação social reduz a realidade do País ao mundo dos escândalos do Futebol.
A toxicidade não tem limites. Nesta pouca vergonha diária todos procuram copiar e amplificar o pior do lixo CMTV….. Depois há quem fique escandalizado com as declarações disparatadas e até ignóbeis de meia dúzia de fanáticos apoiantes de Bruno de Carvalho, transformados em multidão, nas imediações do Tribunal.
Para esta mesma comunicação social a jornada de luta da CGTP e acções dos trabalhadores nos locais de trabalho não tem direito a espaço de debate, são silenciadas ou reduzidas a movimentações sem significado…
Nestes dias de espuma perigosamente alienante lembrei – me, mais uma vez, de um livro de Vicente Romano “ A Formação da Mentalidade Submissa” do qual transcrevo três pequenos fragmentos.
(…) Porque o receptor é cada vez mais utilizado como recipiente. Quando se perde o sentido, o sinal transforma-se em simples estímulo fisiológico. Aqui radica o êxito do sensacionalismo.
(…) Os meios de comunicação social constituem uma fonte de poder porque podem estimular e atrair a atenção de outros seres humanos até ao ponto de roubar-lhes, irrecuperavelmente, o seu biotempo.
(…) Ninguém pode discernir entre um conjunto de informações recebidas através do processo de informação continua”
Em minha opinião, o objectivo é manipular as mentes e afasta-las de uma reflexão dos seus problemas concretos de modo a serem permeáveis aos interesses que os grandes e concentrados grupos comunicação social serve e representa.
Maia, 16.11.2018
António Neto
Comentários