PENSAMENTO DO DIA
Três noticias, de hoje, que suscitam o meu comentário
- “Procuradoria investiga Ryanair por coação sobre trabalhadores. A Autoridade para as Condições de Trabalho enviou para o DIAP notificações ligadas à “substituição de grevistas e coação” e prejuízo de trabalhador por motivo de adesão ou não a greve”
Contra a impunidade e a violação dos direitos laborais esta é uma boa noticia. Espero, com as devidas consequências para a Ryanair
- “PCP não desiste da redução da conta da luz e chama ERSE”
É imperioso que baixe o custo de energia pago pelos consumidores que é um dos mais elevados da Europa.
-“Carta aberta de Alegre a Costa “É hora de enfrentar o fanatismo”
Sobre o IVA das Touradas, independentemente da minha opinião pessoal, partir do pressuposto que é uma tradição cultural e social e que os prejudicados são os mais pobres é uma argumentação que não honra o estatuto intelectual e político de Manuel Alegre que muito admiro. Há tradições que desumanizam e que foram banidas nos Países democráticos e civilizados e os pobres são os que menos frequentam este tipo de evento por diversas razões, nomeadamente, o custo das entradas. Tratar a decisão de não baixar o IVA das Touradas como fanatismo é uma outra forma redutora de analisar o problema. Não se pode tratar a baixa do IVA com base em estados de alma ou tratar de forma igual o que é diferente.
Maia,07.11.2018
António Neto



Comentários