PENSAMENTO DO DIA!

Quatro noticias da imprensa diária que merecem o meu registo e comentário breve.

1.
“Cimpor Da Multinacional de 5 milhões restam fábricas a valer um quinto”_ Dossier Público

A privatização de uma empresa estratégica nacional entregue ao capital nacional e internacional resulta neste crime contra os interesses nacionais. O capital então gere melhor que o público ou está apenas preocupado com os sues interesses egoístas?
2
“Este foi o ano mais negro da Amazónia na última década”
As medidas propostas pelo fascista Bolsonaro representam crimes ambientais sem precedentes e são uma séria ameaça ao património brasileiro e mundial. Há que lutar em defesa da floresta da Amazónia.
3.
“Escravatura moderna nas vinhas de Espanha. Trabalhadores levados de Portugal com promessas de bom salário libertados pela polícia com quase nada”_Notícias Magazine
Os crimes do sistema capitalista desnudados….Mais comentários para quê?
4.
“O problema é que em Portugal as pessoas não ganham bem. As medidas de austeridade, que na sua, opinião, são violadoras dos direitos humanos, vieram agravar a situação. O Estado português tem de explicar que tentou tido antes de aplicar as medidas de austeridade_ Catarina de Albuquerque _ONU.
Vale a pena ler na íntegra a entrevista dada por Catarina Albuquerque, no quadro do ciclo de entrevistas públicas “30 Portugueses, Um País, organizado pelo grupo hoteleiro PortoBay.
Na sua opinião, que subscrevo, a austeridade é violadora dos direitos humanos. A direita radical Passos/Cristas que nos desgovernou (infelizmente nem sempre sozinha) nunca aplicou austeridade ao grande capital, sempre se vergou perante o saque dos juros agiotas e da divida e nunca se esqueceu de transferir milhões para a Banca. Austeridade só para salários, pensões, serviços públicos e funções sociais do Estado.

Maia,25.11.2018
António Neto

Comentários