Happy Xmas (War Is Over)
Que a solidariedade, a fraternidade, amizade e dignidade esmague a caridade!
Que nestes momentos difíceis que a humanidade vive devido ao COVID19 todos se comportem com responsabilidade, sentido de amor e respeito pelo outro.
Em face da pandemia que impõe cuidados e nos impede, conscientemente, em defesa de todos nós, uma noite alargada aos nossos entes queridos e deslocações aos locais que trazem as boas memórias de um Natal cheio de familiares e até amigos cujas conversas escorrem fraternalmente acompanhadas pelas batatas, legumes, bacalhau e rabanadas, que ninguém se esqueça que defender a saúde e a vida é uma forma nobre de festejar o Natal.
Mesmo na distância e na ausência, e na falta de beijos e abraços que seja um momento belo de partilha de afectos e de aproximação contra aqueles que aproveitam esta data para discursos de conveniência
A dignidade humana não rima com caridade e com exploração. O Natal não rima com pessoa humana sem direitos. Que seja Natal para olharmos o outro que tem fome, não tem emprego e não tem direitos sociais, lutando contra quem nega esses direitos. Não podemos viver o Natal convivendo com a indiferença de quem acha que o povo não padece e sofre injustamente, ainda, mais no contexto em que a solidão, o isolamento e a depressão são agravadas pela pandemia.
Que seja o Natal em que a saúde e o amor à vida não estejam ausentes de forma a termos um futuro sem as consequências de um vírus que nos faz sofrer e mata. Não se esquecem que o vírus não afecta só os outros.
Desejo que o Natal seja a comunhão de reflexões sérias, de oferendas sinceras, de amor partilhado, de amizade construída e de luta comum por um mundo melhor!
A prenda dada, não seja um mero acto de consumismo, mas tenha o sentido de abrir portas para outras prendas mais humanas que permitam um mundo mais justo e melhor.
A utopia vai-se descascando em cada momento, em cada acto de cada um de nós, para que o Natal não seja uma miragem para muitos.
Perdi-me, nestes desejos, ouvindo o poema de Ary dos Santos “ Quando um Homem quiser” cantado por Paulo de Carvalho.
Sejamos todos capazes de lutar para que seja um BOM NATAL nas melhores condições possíveis. Com sincera amizade aqui fica o meu desejo.
Passaremos o Natal restrito e na nossa residência por força da situação que vivemos que exige de todos sentido de responsabilidade.
Uma saudação especial ao Serviço Nacional de Saúde e aos seus profissionais de Saúde e auxiliares pelo trabalho exemplar desenvolvido contra o COVID19
Um bom e fraterno NATAL e ANO 2021 com saúde, mais justiça social e de Paz e que se consiga virar a página negra do vírus com a preciosa e insubstituível ajuda da ciência.
Comentários