NOTA DO DIA II

Ainda o rescaldo eleitoral
1.
Foi eleito Presidente da Câmara de Lisboa o ministro da troika, no desgoverno de Passos e Portas depois de ter de trabalhado na Goldman Sachs.
Um dos rostos dos cortes salários, congelamento das pensões, privatização de sectores estratégicos da economia e do emagrecimento do Serviço Nacional de Saúde, só a título de exemplo
Cuidem-se lisboetas…. Vão enfrentar o troicano que afirmou “As pessoas só acabam com os maus hábitos quando enfrentam choques.”
A esquerda não lhe pode dar tréguas.
2.
A extrema-direita elegeu vereadores, por exemplo, em Vila Franca de Xira, Seixal, Azambuja, Serpa. Sesimbra, Loures, Moita e Cascais. Além disso, o Partido de extrema-direita ficou em todos estes Concelhos à frente do BE. Este facto é preocupante e exige uma aprofundada discussão.
Na esmagadora maioria dos casos não foi a eleição em regiões tradicionalmente de direita onde os fascistas ou fanáticos sem conhecimento e pensamento saíram do armário ou abandonaram os Partidos de direita onde estavam filiados, por mera conveniência politica, para abraçarem o seu projecto saudosista e fascista. Não vale meter a cabeça na areia.
Há que discutir as razões e ir à luta bem alicerçados e com a força toda que tivermos e que o momento político exige.
=================================================================
Resultados Câmara Municipal de Lisboa.
Apenas com o intuito de cada um analisar e tirar as suas ilacções:
Vereadores:
Direita - 7
PS (7); CDU (2); BE 1 - 10
Votantes:
Direita (93.389) e Extrema-Direita(10 711) - 104 100
PS/CDU/BE - 128 029
=================================================================
Nota do dia.
AÍ Lisboa, memória curta…Dói…
A eleição do trocaino para a Câmara Lisboa pela sua dimensão política e suas consequências não nos pode deixar indiferente.
O inimigo das populações pobres e trabalhadoras ganhou o Município.
A esquerda tem de analisar o que falhou, ponderar o que fazer e reagir politicamente para que não haja retrocesso nas políticas sociais, transportes e outras….
A luta continua…
=================================================================
PENSAMENTO DO DIA.
" É, preciso repensar, redescobrir, voltar a reflectir sobre tudo... "
Urge uma reflexão séria e profunda da esquerda que luta.
Muitas posições sobre o confinamento que se confundiam com a extrema-direita enquanto o povo sofria, recusa em assumir frontalmente erros próprios, práticas não inclusivas e falta de debate, não tomar medidas contra comportamentos autoritários e prepotentes em muitos sítios, entendimentos políticos sem uma avaliação dos resultados e suas consequências, uma acção politica desligada da realidade são, entre outros, aspectos que levam ao afastamento e descrença de uma parte significativa do eleitorado de esquerda.
Há que valorizar os resultados positivos pontuais, desde que não sirva para evitar uma reflexão séria e profunda sobre a situação política actual no quadro do resultado das eleições autárquicas, tomar medidas concretas, retirar as devidas ilações e para continuar o silenciamento das opiniões críticas e o seu afastamento sem qualquer escrúpulo ou “pingo” de verdade.
Retomarei o tema.
Maia,27.09.2021
António Neto

Comentários