OS TRANSPORTES PÚBLICOS NO PORTO
O sistema intermodal de transportes visa servir os interesses e assegurar um adequada mobilidade dos clientes.
Acontece, que as redes e horários dos transportes nem sempre estão devidamente articuladas entre si (STCP, METRO e CP).
Há um conjunto crescente de clientes que é obrigado a utilizar dois ou mais sistemas de transporte ou até o mesmo sistema, mas linhas diferentes na sua deslocação da residência para o local de trabalho e vice-versa.
Todavia, o sistema articulado de horários não funciona com prejuízos para os clientes que perdem muitos minutos na mudança de transporte e nas paragens.
A insatisfação é evidenciada nos casos em que as redes não tem uma adequada organização de horários agravada com a falta de gestão articulada de horários que conjugue os vários sistemas de transporte e sua utilização.
Há ainda a relevar que nas horas de maior tráfego e de deslocação e regresso das escolas e locais de trabalho a quantidade de carreiras é insuficiente para as necessidades o que põe em causa, nomeadamente, a qualidade e segurança do serviço público de transportes.
Esta pequena nota bem a propósito da Certificação do Sistema de Gestão na qualidade, ambiente e segurança dos STCP, que não deixa de ser um mero instrumento de propaganda, que não tem correspondência com a realidade, sem prejuízo de numa ou noutra vertente se verificar uma melhoria significativa do serviço.
Comentários