´S Só a regionalização tem a propensão para a desconcentração e descentralização visando três perspectivas:
- Atenuação das disparidades e condições de vida das populações fixadas num dado espaço;
- Melhoria da eficácia e eficiência da máquina administrativa que lhes presta serviço;
- Participação dos cidadãos com o objectivo de assegurar a distribuição justa do crescimento do produto regional e a promoção dos níveis de bem estar material, social e cultural adequados.
Os órgãos regionais são poderes democráticos assentes e intimamente ligados à vontade e confluência de interesses da população.
É inestimável que não será a regionalização o factor de abalo nacional, mas sim as disparidades e assimetrias., mas antes um factor fundamental de reforço da coesão nacional.
A regionalização será um caminho para o desenvolvimento, aproximação dos cidadãos ao poder e a conjugação dos interesses próximos. Em síntese será a expressão de solidariedade que a todos une: os mais e menos desenvolvidos, os que tem mais capacidades e os que têm menos para impulsionar o desenvolvimento.
Lucrar-se-á com a multiplicação das instâncias de arbitragem a quem se cometam responsabilidades claras de promoção do desenvolvimento. Corresponde a transferência de poderes que a todos responsabiliza, ao aproximar de interesses a utilizar, ao tratamento de recursos e potencialidades que contribuam para o desenvolvimento da região e atenue as assimetrias.
A regionalização está associada à interacção necessária entre vários pólos e centros de decisão, descentralizando, desburocratizando e tornando mais eficaz o papel dos orgãos e serviços, aproximando os cidadãos do poder, permitindo a sua participação, contribuindo para atenuar as assimetrias, para a resolução dos problemas concretos e aproximação dos interesses comuns.
Exige-se um debate elevado, clarificador e sério, porque é uma das mais urgentes e importantes Reformas Politica Administrativa que tarda em Portugal, pois assiste-se em alguns sectores à instalação de lobbies antiregionalistas no sentido de manter os poderes estabelecidos.
Comentários