A ignorãncia !...
" Há verdadeiramente duas coisas diferentes: saber e crer que se sabe. A ciência consiste em saber; a ignorância consiste em crer que se sabe" - HIPÓCRATES.
Há quem na órbita do quotidiano de determinado aparelho se instale na sua ignorância e arrogância para se afirmar com altivez através de frases e discursos feitos e decorados.. Mas são esses que comandam o meio..Não estudam os dossiers, não analisam dialecticamente os acontecimentos, não evoluíram no tempo, não olham para o que se passa, pois fecharam-se em torno de si mesmos e daqueles que falam e pensam da mesma maneira. Tornam-se ideologicamente preconceituosos e dogmáticos. Crêem que sabem, mas não passam de simples ignorantes.
Hoje pensei, reflecti e ponderei os caminhos a seguir e decidi atravessar a avenida do meu próprio sentimento: - exercer a cidadania de forma descomplexada e aberta.
Não posso deixar de olhar ao meu redor e ver os mesmos problemas, de ouvir os mesmos queixumes e lamentos daqueles que ao não votarem, deixaram o seu vizinho decidir por si e, por vezes mal, pois muitos deles foram permeáveis aos brindes e à propaganda, esquecendo-se que a vida se decide e alicerça com as ideias e propostas...As pessoas levam uma vida intensa e não param para reflectir e estudar de modo a romper com a suas posições cómodas e conservadoras: - tenho mais que fazer do que ir votar; são todos iguais; eles que decidam; não é importante votar....
Considero que é preciso inflectir este estado de coisas, ousar mudar o discurso, o comportamento e a forma de agir e reagir. È, difícil, mas só podemos mudar, aprendendo, conhecendo e sabendo. A mudança de mentalidades leva o seu tempo. Mas o tempo não deixa tempo ao tempo. Temos de lutar diariamente contra a ignorância. Mas, há que saber lutar e esse saber só se alcança liquidando-se a ignorância.
Comentários