Nota do dia

Dois pesos e duas medidas. Um mundo imperial senil e hipócrita!

Russos e Bielorussos foram autorizados a competir apenas enquanto atletas individuais neutros mas não participam na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris2024.

Os atletas israelitas foram autorizados!

Considero que a cultura e o desporto não podem estar sujeitos a este tipo de medidas de exclusão e sanção discriminatória, sem nenhum critério de rigor e imparcialidade, que atentam contra a cultura e o desporto e não asseguram, nomeadamente, a verdade dos resultados dos Jogos Olímpicos.

As guerras imperiais e as invasões não podem por em causa o direito dos povos também eles vitimas dos regimes autoritários, repressivos e das guerras.

O Comité Olímpico Internacional devia ser o baluarte de união os povos através dos Jogos Olímpicos como espaço de amizade e paz. O que faz é um precisamente o contrário lançando anátemas sobre povos e fomentados climas de ódio, exclusão, que estão ao arrepio do ideal olímpico.

Todos os atletas do mundo devem estar a representar o seu país em pé de igualdade sem qualquer medida política sancionatória e objetivamente parcial que apenas atinge os atletas e o povo desses países.
Maia,20.03.2024

Comentários